Bonito – [16/02/2008] Gruta do Lago Azul

♦ A Gruta está em uma área pública. São 100 metros até o lago com paradas em várias pltaformas para fotos e observação. As formações são estalactites (cima para baixo) e estalagmites (baixo para cima). Elas são formadas pela sedimentação do calcário, o que é acelerado pela acidez da água das chuvas. Do lado da luz do sol, cresce o musgo, que ao morrer é sedimentado pelo calcário, acelerando o crescimento da formação deste lado, fazendo com que sejam criadas formações horizontais e com que a coloração neste lado seja mais escura. Onde não bate a luz do sol, a cor é branca devido apenas ao calcário. Do lado sem sol, o crescimento médio é de 0,5mm ao ano. Do lado com sol, chega a 2,5mm ao ano.

Gruta do Lago AzulGruta do Lago Azul - olhando pra cima, de onde viemos

♦ O lago tem 130m de comprimento de lâmina d’água e 11m de profundidade na parte visível. Pesquisadores chegaram a 87m de profundidade com 230m de avanço seguindo o teto da caverna. A cor azul da água se deve à refração da freqüência correspodente da luz do sol e sua reflexão na base de calcário.

Gruta do Lago Azul - eu e o lagoGruta do Lago Azul - o lagoGruta do Lago Azul - o lago azul

♦ O lago já fez parte do oceano primitivo. A estimativa é que ele date de 6 milhões de anos. Existem fósseis de uma preguiça gigante e de um tigre dente de sabre, que viveram na Era Glacial. Eles foram estudados mas os ossos continuam no local. Hoje as únicas formas de vida são o Potiquara Brasiliensis (um camarão de até 9mm, cego e albino), o mega-? (um tipo de baratinha) e a planária (que não é o mesmo que o verme que conhecemos).

♦ Não é possível nadar no lago, mas a água tem aproximadamente 20ºC.

♦ Fiz o treino para o Abismo Anhumas em uma plataforma de 9m de altura. Fiz amizade com um grupo que ficou surpreso de saber que eu havia viajado sozinha e descolei uma carona pro passeio no dia seguinte, além de companhia para outros passeios ao longo do dia. 😉

♦ Comi churrasco no albergue. Que carne dura!! Tive outro estranhamento com uma australiana que estava no mesmo quarto que eu. Na noite em que saí para comer jacaré com o Leo, voltamos conversando e entrei no quarto acendendo a luz. Eu nunca sabia quando as australianas estavam no quarto pois elas deixavam a porta aberta e levavam a chave. A menina ficou indignada reclamando que cada cama tem a sua luminária. Não se contentou em reclamar, mas levantou da cama para desligar a luz pessoalmente. No churrasco, as mesas já estavam ocupadas pelos diversos grupos. Quando vagou um lugar, por azar meu, era entre os amigos dela. Eu fui sentar e ela rapidamente me disse que não havia espaço. Ok! Comi em pé mesmo! rsrs

Um comentário em “Bonito – [16/02/2008] Gruta do Lago Azul

Fala aí! ;-)