Chapada Diamantina – [19/03/2009] Trilha da Cachoeira da Primavera

♦ Contamos com a paciência e o carinho do Seu José, pai de uma amigo do Luiz (amigo que fizemos em um dos passeios), que não era guia profissional mas nos levou nesse passeio bem mais leve.

♦ Começamos pelo Serrano que funciona como a nossa praia para as pessoas da região. São vários poços interligados para banho. A vista da cidade é linda.

Trilha da Primavera - SerranoTrilha da Primavera - Serrano - vista da cidade

♦ Passamos pelo Salão de Areias, que é semelhante ao Morro Branco de Fortaleza, de onde são extraídas as areias coloridas para o artesanato das garrafinhas. Essa extração está proibida hoje mas ainda encontramos garrafinhas sendo vendidas. Vimos areia branca, rosa, vermelha, amarela, verde, lilás, … Também tivemos uma bela vista da cidade.

Trilha da Primavera - Salão de AreiasTrilha da Primavera - Salão de AreiasTrilha da Primavera - Salão de Areias - Elka, Seu José, Debora, Livia, Luiz, Michelle e Vera

♦ Vimos uma planta chamada Imbé de cuja raiz os garimpeiros faziam o picuá, que é um pequeno depósito para os diamantes. Eles queimavam o interior da raiz deixando-a oca.

♦ Paramos na Cachoeirinha, ponto alto deste passeio. A cachoeira é pequena como o nome sugere mas oferece uma bela massagem e um poço raso de águas verdes e translúcidas cheio de peixinhos beliscando nosso corpo. Ficamos de molho muito tempo.

Trilha da Primavera - CachoeirinhaTrilha da Primavera - Cachoeirinha - peixinhos

♦ Passamos pelo Poço Halley que deve ser ainda mais bonito com mais água. Apenas o Fernando (outro amigo que fizemos durante os passeios) se banhou.

Trilha da Primavera - Poço Halley

♦ Chegamos na Cachoeira da Primavera que estava com pouca água e portanto difícil de tomar banho. As pedras escorregavam muito. Porém o fato de ter pouca água nos permitiu subi-la e tirar fotos incríveis!

Trilha da Primavera - Cachoeira da PrimaveraTrilha da Primavera - Cachoeira da Primavera - Livia, Michelle, Elka e Debora voando

♦ Michelle, já pouco contundida, passou por uma tiririca, planta aveludada que gruda na pele, e se queimou. O efeito de arranhões vermelhos e inchaço só pôde ser visto depois que ela entrou na água.

Lençóis - volta da Trilha da Primavera - Elka, Fernando, Michelle, Debora, Luiz e Seu José

Um comentário em “Chapada Diamantina – [19/03/2009] Trilha da Cachoeira da Primavera

Fala aí! ;-)