Bolívia e Peru – [03/04/2011] Copacabana

♦ Chegamos às 7:00 em La Paz e já compramos nossas passagens pra Copacabana pro ônibus das 8:00. Tomamos um taxi bate-e-volta pra buscar nossa bagagem no Loki e aguardamos nossa partida pra Copa, a original.

♦ A paisagem do caminho é incrível, principalmente quando avistamos o Lago Titicaca. Acho que a ida de ônibus já vale só pela paisagem do caminho. Em dado momento, próximo do Lago, nosso ônibus parou e as pessoas começaram a descer. Nós e o resto dos turistas não entendemos nada e ficamos nos olhando sem sair do lugar. O motorista foi ficando mega irritado e gritando: “Bajen! Bajen todos! Es para bajar ahora! Bajen aquí!”. Então com essa amável explicação, descemos do ônibus e descobrimos que teríamos que atravessar o lago de barquinho e que nosso ônibus iria em uma balsa. Desembarcamos em San Pedro de Tikina e aguardamos a lenta balsa com nosso ônibus. Nesse meio tempo, participamos de uma pesquisa de opinião sobre os guias turísticos x a Internet e comemos biscoitos fora da validade. 🙂

A caminho de Copacabana - Lago Titicaca
A caminho de Copacabana – Lago Titicaca

♦ De volta no ônibus, chegamos em Copacabana por volta de 11:30 e fomos primeiro em busca de um lugar pra ficar, porque não fazia parte do meu roteiro dormir em Copa, mas precisávamos muito de um banho. No meu guia de turismo, falava do Ambassador e foi esse que escolhemos porque, na boa, não aguentava mais andar com aquele malão pesado. O quarto era simples mas tinha banheiro e água quente. Fomos ao banheiro e eu já entupi a privada logo de cara. A Ana foi depois e acumulou. Ao sair, tentei explicar isso pro cara sem saber como se fala “vaso” e “descarga” em espanhol. Mas ele entendeu e ficou de resolver.

♦ Havia uma agência do lado do hotel e como eu não tinha muitas referências, fechamos o passeio pra Isla del Sol e a passagem pra Puno ali mesmo. Foi o nosso maior erro! Nunca mais, Titicaca Tours! É uma titica mesmo! Rs Mas isso a gente só descobriu depois.

♦ Demos uma volta pela cidade (a rua que sobe e a rua que desce… rsrs) e tentamos sacar dinheiro sem sucesso (começava nosso inferno astral com o BB mas ainda estávamos inocentes nisso). Trocamos dólar no banco. As taxas de câmbio lá eram bem piores que em La Paz.

Copacabana - Feira - pipoca
Copacabana – Feira – pipoca

♦ Comemos no Restaurante Nueva PlayAzul. A decoração do lugar é show mas não gostei muito da comida. Fomos à Catedral de Nuestra Señora de Copacabana, que é enorme! Andamos até o porto e confirmamos o que eu li nos fóruns: vc não precisa de agência pra Isla del Sol. Vai todo mundo junto nos mesmos barcos pelo mesmo preço.

♦ Voltamos pro hotel e eu tomei um banho quentinho. A Ana tomou meio banho quente porque o chuveiro elétrico deu um estalo e pifou. Ela usou o banheiro e entupiu de novo. Depois a água acabou! Hahahaha A Ana chamou o cara de novo e ele lutou muito pra fazer a água voltar e desentupir o banheiro. O Fabinho foi tomar banho em outro quarto (porque eu acho que só tinha a gente no hotel) e eu e Ana ficamos rindo acho que de nervoso ou vergonha.

♦ Passamos numa “lan house” movida a tartarugas e em quase 20 min consegui mandar 1 email pro hotel de Arequipa avisando que chegaríamos 1 dia antes e vi o recado da Perurail de que devido à época das chuvas iríamos de ônibus até Ollantaytambo e lá pegaríamos o trem (malandragem deles porque o trem de Ollanta é bem mais barato que o de Cusco).

♦ Compramos algumas coisinhas. Deixo aqui meu arrependimento de não ter levado a camisa com o rosto de um índio pro meu irmão. Achei a cara dele, mas fiquei irritada da mulher não querer me dar desconto.

♦ Comemos no Snack 6 de Agosto. Mais ou menosinho. Mas estávamos começando a ficar na pindaíba porque não conseguíamos sacar dinheiro e as taxas de câmbio eram ruins.

♦ À noite, ouvimos o amigo Evo no único canal de TV que existia.

Um comentário em “Bolívia e Peru – [03/04/2011] Copacabana

Fala aí! ;-)