Bolívia e Peru – [02/04/2011] Salar de Uyuni – 3º dia

♦ Acordamos bem cedo e saímos às 5:30 da manhã. Fazia entre -6ºC e -7ºC! Minhas mãos doíam dentro das luvas. Nosso objetivo era ver os geiseres em um lugar chamado Sol de la mañana. Como a fumaça é branca, o efeito impactante se dá antes de o sol sair. Tinha um geiser artificial que fez a galera se divertir pulando através dele e uma paisagem inteira de geiseres naturais com borbulhas de enxofre. Nem precisa comentar do cheirinho, né? Mas era quentinho e impressionante mesmo.


♦ Dali seguimos para as águas termais. Fazia 1ºC do lado de fora e eu, Fabinho, o francês e a argentina não nos animamos de entrar apesar dos 30ºC da água. Só molhamos as pernas e as mãos e isso já foi um tremendo choque térmico! Parecia que estava queimando! A Ana foi a corajosa do grupo e mergulhou junto com os outros gringos. Tomamos nosso café da manhã com pãozinho, iogurte, cereais, etc, com mais uma vista sensacional.

♦ Passamos pelo Deserto de Salvador Dali, que ganhou esse nome pela semelhança com alguns quadros surrealistas do pintor, mas não achei nada demais. Vários montinhos de pedra espalhados pela paisagem.

Salar de Uyuni - Deserto de Salvador Dali
Salar de Uyuni – Deserto de Salvador Dali

♦ Próxima parada: Laguna Verde! Estávamos torcendo pra ventar porque só assim ela fica verdadeiramente verde, mas não rolou. De qualquer forma, achamos que ela estava verdinha, sim. A paisagem é incrível também. De um lado, a Laguna Blanca (bórax de novo – tenho que decobrir o que é isso! Rs). Do outro, a Laguna Verde, que é tóxica e não tem nenhum flamingo. Ela contém bórax, cromo, cobre e arsênio e sua cor depende do mesmo esquema da Laguna Colorada. De lá, pudemos ver o Vulcão Licancabur e outras montanhas ao redor que ajudam a compor a magia do lugar. Nas margens da lagoa, a água estava congelada e o gelo parecia meio gelatinoso. A Ana já tinha voltado a usar o tênis sem sola porque não rolava ir de chinelo nesses lugares e acabou pisando na água com arsênio! Rs Ainda estamos aguardando o nascimento de um novo dedo ou a perda de algum. hehehe

♦ Antigamente havia banhos termais nessa região, mas foram fechados. Encontramos 2 ciclistas que estavam há 5 meses, acho, viajando e ainda iam seguir por mais 2 ou 3. Corajosos!

♦ Passamos novamente na sensacional Laguna Colorada. Dessa vez, ainda mais linda com os reflexos das montanhas na água.

Salar de Uyuni - Laguna Colorada - reflexos
Salar de Uyuni – Laguna Colorada – reflexos

♦ Almoçamos em Villamar, outra cidade fantasma no meio do nada. Lino nos disse que eles vivem do cultivo da quinua, além do turismo.

♦ Seguimos para o Valle de las Rocas, que é muito parecido com as formações onde se encontra a Arbol de Piedra, e tocamos o caminho de volta a Uyuni.

Salar de Uyuni - Valle de las Rocas - Livia
Salar de Uyuni – Valle de las Rocas – Livia

♦ Chegamos por volta das 17:30, fizemos umas comprinhas e fomos comer pizza (pra variar) na Pizzeria Arco-Íris. Lá também experimentamos a cerveja Potosina e assistimos um emociado grupo típico. Pena que eu não filmei! 😦 Dali, pegamos nosso ônibus para mais uma emocionante e “confortável” viagem de volta a La Paz. (Detalhe: não rolou banho de novo… mas a gente nem suou mesmo! 😉 Rs)

Um comentário em “Bolívia e Peru – [02/04/2011] Salar de Uyuni – 3º dia

Fala aí! ;-)